quarta-feira, 25 de agosto de 2010


ESTUDANTES DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE EM VISITA AO ROTARY

O Rotary Club de Pato Branco recebeu no dia 24 de agosto, para participar de sua reunião de trabalho, quatro estudantes moçambicanos que se encontram em Pato Branco há dois meses. São eles: Nelma Celeste Tavares (Ciências Agrárias), Dércio Sampaio Zaqueu (História), Desiderio Amaral (Ciências Agrárias) e Josefa Matola (Engenharia Elétrica).
Estes universitários estão sendo recebidos pela UTFPR, Campi de Pato Branco e foram selecionados através de programa conduzido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia de Moçambique e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Brasil, classificados para o Programa de Incentivo à Formação Científica de Estudantes de Cabo Verde e Moçambique (PFCM).
O objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento tecnológico e de inovação em Moçambique, estimulando vocações científicas na comunidade universitária, bem como, fomentar a relação dos dois países.

Numa demonstração da internacionalidade do Rotary os estudantes foram convidados a falar aos rotarianos sobre o programa de intercâmbio que participam e também sobre aspectos históricos, econômicos, culturais e sociais do seu país de origem.

Para que conhececemos um pouco da verdadeira e genuína culinária moçambicana a jovem estudante Nelma preparou com muito esmero o CARIL DE CAMARÕES à base de couve, leite de coco e amendoim. O privilégio de apreciar um prato africano com uma fusão de sabores tão especiais representou, especialmente, um sinal de fraternidade, companheirismo e solidariedade entre brasileiros e africanos.
Para o Rotary o evento se configurou numa oportunidade ímpar de atender a um dos seus objetivos centrais, qual seja o de promover e apoiar a aproximação dos povos de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

*****************

Intercambista Dinamarquesa Sissel Borch-Johnsen, confraterniza com os estudantes Moçambicanos.


Paulo Dieger, Dercio, Matola, Sissel, Presidente Nelson Barros, Nelma, Prof. Charles, Desiderio.

PROFESSOR DE TÊNIS APRESENTA PROJETO PARA CRIANÇAS CARENTES


Charles Nichelle, professor de Educ. Física, participou da reunião na última 3ª feira, 24 de agosto, propondo o apoio do Rotary Club de Pato Branco para a implementação do projeto “Formando Cidadãos com a Prática do Tênis de Campo”, para as crianças e adolescentes da Fundação Patobranquense do Bem Estar do município de Pato Branco– PR.
É louvável a iniciativa do Prof. Charles que busca com esse projeto minimizar as desigualdades sociais e contribuir com o desenvolvimento de valores éticos e morais através da prática do tênis de campo.


O projeto pretende beneficiar as 160 crianças e adolescentes carentes que freqüentam a Fundação. Para isso é necessário que mais empresas se sensibilizem e apóiem financeiramente a proposta. Hoje, esse apoio coloca a iniciativa privada em sintonia com a prática da responsabilidade social e lhe confere uma conotação cidadã aos seus negócios.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

RECADO ROTÁRIO MÊS DE JULHO 2010

Companheiros,
o recado rotário referente ao mês de Julho de 2010 já está disponível na internet através do seguinte endereço :

http://www.inpublic.com.br/downloads/Recado_Rotario.pdf

podem acessá-lo e também divulgá-lo !!!

domingo, 22 de agosto de 2010

Feijoada no Lar dos Idosos


No dia 21 de agosto de 2010 realizou-se mais uma deliciosa feijoada no lar dos idosos de Pato Branco, onde estiveram presentes em grande número os companheiros do Rotary Club Pato Branco. Após o almoço, o companheiro Percival Giareta entregou em nome de nosso clube, um cheque de R$ 2.500,00, quantia essa referente a parte dos lucros do evento Jantar da Tainha, que servirá para implantação do sistema de aquecimento solar. Esse projeto visa a melhoria de vida dos nossos idosos que residem neste "lar".

domingo, 15 de agosto de 2010

2ª ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA A PÓLIO

Desde 1985 o Rotary International já investiu mais de 770 ,milhões de dólares na campanha contra a pólio, sua mais alta prioridade, devendo completar 1 bilhão de dólares nos próximos 2 anos para erradicação da pólio do planeta.
Embora o número de casos tenha diminuído em 99% nas últimas duas décadas, o poliovirus selvagem ainda persiste em 4 países: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Por isso, enquanto a pólio representar ameaça para uma única criança todas as crianças do mundo estarão em risco.
Por isso rotarianos de todo o mundo precisam agir.

O Rotary Club de Pato Branco em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, instalou Posto de Vacinação na Praça Presidente Vargas. Como um dos pontos mais estratégicos para vacinação das crianças, contou com a maciça presença de companheiros que ao todo vacinaram 368 crianças.


GOVERNADOR DO DISTRITO 4640 Adair e Rosemari Casagrande em ação...

Em visita ao Posto de Vacinação do RC de Pato Branco, o Governador Adair e Rosemari Casagrande posam para foto com o Presidente Nelson e Ana Gleci Ferreira e Percival Gireta.

Companheiros do clube com a primeira criança vacinada.

A sócia honorária Alba Ribeiro presenteia companheiras

Da esquerda para direita : Marlene, Cláudia, Goreti, Alba, Alcioneide, Ana Gleci e Fabiana, exibindo as obras de arte confeccionadas pela artista Alba Ribeiro.

Ganhar presente é sempre muito bom, melhor ainda quando ele é confeccionado com esmero e com a preocupação de encantar quem o recebe.


Obrigada companheira Alba pelo carinho !!!

Intercambista participa da 1ª reunião no Clube



A jovem dinamarquesa Sissel Borch-Johnsen, é apresentada aos companheiros do Rotary Club de Pato Branco. Durante a reunião participou da cerimônia de troca de flâmulas dos clubes e falou sobre as primeiras impressões a respeito de sua acolhida e da cidade.
Por quase 1 ano, a estudante Sissel terá a oportunidade ímpar de ampliar a sua visão de mundo com o exercício de hábitos e costumes diferentes, de conviver com jovens de nacionalidades diferentes, de aprender outro idioma e de ter importante aprendizado pessoal que carregará para a vida toda.


EDUCAÇÃO NÃO TEM IDADE

Dia 10 de agosto de 2010, o casal Darcizio e Terezinha Urnau participaram da reunião de trabalho do Clube para falar sobre a ATISE-Associação da Terceira Idade Santo Expedito e o trabalho realizado na alfabetização de adultos junto a comunidade do Bairro Fraron.
A ATISE foi fundada pelo casal Darcizio e Terezinha com o apoio da comunidade para trazer a população idosa a alegria de aprender a ler e escrever.


Participaram apresentando depoimentos sobre a importância e a grandeza do trabalho realizado pela ATISE, a ex-aluna e presidente Domicilia Tomason e os alunos Joana Portes e Osmar Sautier.

Eles asseguram que a qualidade de suas vidas melhorou depois de frequentarem as aulas. Relatam que se tornaram mais independentes e auto-confiantes. Apontam razões cotidianas como: ir sozinhos ao centro da cidade, identificar ônibus e placas de sinalização, assinar documentos ou operar terminais bancários.







segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Intercâmbio Dinamarca-Brasil


Chegou por volta de 15:30h do dia 05 de agosto de 2010, a jovem intercambista de 16 anos Sissel Borch Johnsen.
Foi recepcionada pelo nosso presidente Nelson Barros Ferreira Junior, a companheira Maria Marlene Massucatto, e Jean filho da companheira.

Nossa intercambista veio acompanhada de Soren, também intercambista dinamarquês....

Soren foi recepcionado pelo presidente do Rotary Club Três Fronteiras, o Sr. Francisco Romão.

O primeiro lar de nossa intercambista será na casa de Dra Vanessa Esber.

Desejamos a Sissel uma boa estada e que aprecie o calor de nosso povo, e as belezas de nosso Brasil.

Reunião de Companheirismo - Dia Dos Pais


No último dia 02 de agosto, tivemos a reunião de companheirismo do dia dos pais, realizada no restaurante Nona Joana. e contou com a presença de muitos companheiros........



Foi uma bela reunião , de amigos e de família.



Parabéns aos organizadores da festiva e a todos os papais.