quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A intercambista Fernanda Boldrini foi a convidada de honra da última reunião de trabalho do Rotary Club de Pato Branco, conduzindo com maestria a apresentação da sua experiência de intercâmbio no México. Os participantes se renderam à emoção diante do talento, da desenvoltura, da qualidade e da beleza de sua apresentação.
Parabéns Fernanda!

Você é merecedora do nosso carinho, do nosso afeto e do nosso respeito.

As estudantes Sissel Borch-Johnsen (Dinamarca) e Fernanda Boldrini mostram seu apreço pelo Rotary exibindo casacos cobertos de pins.

Rotarianos e convidados não perderam nenhum detalhe desta verdadeira aula sobre intercâmbio de jovens.


A pequena Isabele, filha do companheiro Marcos Donatti, foi exemplo de compenetração


Não faltaram poses e sorrisos para fotos exibindo o belíssimo sombrero mexicano.




O padrinho Vilson Dallacosta (Rotary Club Pato Branco Sul) está cheio de orgulho da afilhada Fernanda.

INTERCÂMBIO DE JOVENS - Youth Exchange Program (YEP)

Encontro de Intercambistas do Distrito 4640 em Foz do Iguaçu




A Intercambista dinamarquesa Sissel Borch-Johnsen do RC de Pato Branco em companhia da tailandesa do RC de Clevelândia, fotografadas no momento do embarque para Foz do Iguaçu, na Rodoviária Municipal de Pato Branco.


A caravana dos estudantes segue rumo a Foz do Iguaçu, onde participam, nos dias 01, 02 e 03 de outubro de encontro com integrantes do Programa de Intercâmbio de Jovens do Distrito 4640. Será um grande momento de congraçamento, de confraternização e de troca de conhecimentos entre os jovens originários de vários países do mundo, plantando, assim, as sementes da compreensão, da boa vontade e da paz entre os povos.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Sábado Antidrogas Mobiliza Pato Branco


A Praça Pres. Getúlio Vargas ficou lotada de manifestantes










Jovens se mobilizam dando bons exemplos







A II Caminhada Contra as Drogas levou às ruas centrais de Pato Branco mais de duas mil pessoas na manhã do último sábado, entre estudantes, lideranças comunitárias e políticas. O evento, organizado pelo Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), com a parceria de outras 55 entidades governamentais e não-governamentais teve por objetivo sensibilizar e mobilizar a comunidade e a sociedade civil organizada, dando conhecimento de que o problema da droga existe e é mais grave do que se imagina.

O Rotary Club de Pato Branco integra esse importante Conselho Municipal Antidrogas e é representado em suas ações pela companheira Maria Goreti Sbeghen.

Durante toda a semana que antecedeu o evento, foram promovidas inúmeras ações e palestras nas escolas com a participação do conselho, das entidades e de representantes do Ministério Público (MP).

Rotary realiza projeto “Salva Vidas no Trânsito”



O Rotary Club de Pato Branco realiza no próximo dia 08 de outubro a 2ª edição do Projeto Salva Vidas no Trânsito.

O projeto será desenvolvido com um grupo de acadêmicos da FADEP e pretende através de ampla divulgação nos meios de comunicação, lançar uma importante luz sobre as relações entre acidentes de trânsito e consumo de bebidas alcoólicas.

Certas cenas fazem parte do nosso cotidiano, como a morte de jovens no trânsito por conta do abuso de substâncias alcoólicas. O álcool é a principal causa de mortes no trânsito, presente na maior parte dos acidentes. Conseqüência, especialmente da falta de consciência dos perigos que seu uso pode acarretar. Porém, iniciativas para frear a esse contingente ainda são poucas. Esse é o trabalho do SALVA VIDAS NO TRÂNSITO que objetiva contribuir para mudar esse panorama e salvar vidas através da prevenção e educação, destaca o Presidente do Rotary Nelson Barros Ferreira Júnior.

Perseguindo obstinadamente este objetivo, o Coordenador do Projeto Luiz Frederico da Motta Figueiredo enfatizou que o projeto pretende ser uma ação permanente do Rotary Club de Pato Branco como aliado no combate aos números que equivalem às baixas de uma guerra. Estamos correndo atrás do prejuízo e temos o dever de contribuir para mudar esta triste realidade de enterrarmos nossos jovens, vítimas do asfalto, da velocidade e da imprudência, conclui o companheiro Motta.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Recado Rotário Setembro

Pessoal, está disponivel para leitura e download o Recado Rotário de Setembro/10. Basta acessar o link abaixo.


http://www.cybertech.inf.br/rotary/recado0910.pdf

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

9ª REUNIÃO DE TRABALHO - 2010/2011

Programa Menor Aprendiz ainda vive "menoridade"


A Dra Emilia Simeão Albino Sako, Juíza Titular da Vara do Trabalho de Pato Branco, participou, no último dia 14 de setembro, da reunião de trabalho do Rotary Club de Pato Branco. Na oportunidade falou sobre o Programa Primeiro Emprego do governo federal aprovado pela Lei no 10.097/00, que obriga as empresas a destinarem entre 5% e 15% de vagas de aprendizagem para jovens de 14 a 24 anos de idade.

Baseado em um contrato formal de trabalho que prioriza a capacitação, o programa para aprendizes em Pato Branco atualmente é responsável pela colocação no mercado de 300 jovens, contra aproximadamente 600 cadastrados na agência do trabalhador aguardando para serem contratados. Esses menores, na maioria, encontram-se na faixa entre 14 e 16 anos e nutrem a esperança de conseguir uma colocação no mercado, auferir ganhos e ajudar a família. A aprendizagem de uma ocupação profissional é importante para afastá-los da criminalidade, das drogas e da delinqüência. Além disso, durante o período de aprendizagem estarão sendo preparados para a vida, pois atuando em espaços coletivos, estarão sujeitos ao cumprimento de normas e regras disciplinares de conduta e à vivência de valores éticos, morais e de justiça. É importante, porém, que o empresário não escolha o jovem por sexo, cor, raça, escolaridade ou inteligência, pois se assim proceder, além de estar infringindo a Constituição, estará contribuindo para formação de um grupo significativo de menores relegados e excluídos.

Os jovens empregados em Pato Branco representam um número ainda pouco expressivo perto do potencial de vagas que poderiam ser criadas se as empresas cumprissem o que determina a Lei do Menor Aprendiz, acrescenta a Juíza do Trabalho Dra Emilia.

Reforça ainda que, embora, sob muitos aspectos observa-se significativa melhora, é essencial que mais empresários se conscientizem da necessidade de oferecer uma porta de entrada para os jovens no mercado de trabalho. É preciso que a população e os empresários, não vejam a Lei do Aprendiz, apenas como uma obrigatoriedade a ser cumprida, mas que tenham olhos para a realidade social e entendam que não há outra forma de se reverter a condição de risco que muitas das nossas crianças e adolescentes vivenciam.

Lugar de jovens é se preparando para ingressar na vida adulta em condições de buscar sua sobrevivência com dignidade. Daí a necessidade do estudo e do aprendizado profissional para se tornarem cidadãos que saibam exercer o seu pleno direito a cidadania.


Um exemplo de atuação social da iniciativa privada para a geração do primeiro emprego foi apresentado pela Diretora do Diário do Sudoeste Delise Almeida, que emprega 2 jovens em seu Jornal. Em seu depoimento reforça que os resultados têm sido altamente positivos e que pretende ampliar a oferta de vagas.


Rotarianas e convidadas desfrutam de agradáveis momentos de companheirismo.





Maria Goreti, Juíza do Trabalho Dra. Emília, Alba Ribeiro, Ana Gleci, Cláudia, Nilse, Delise Almeida e Neuza Crema.

SEMANA FARROUPILHA



A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho. Como homenagem, repassamos aos companheiros as 20 razões para ser um rotariano redigida na forma de versos gaúchos pelo companheiro Nelson Theisen, sócio do RC Santa Rosa-Cultural.
Nelson Theisen é um grande amigo e cunhado do companheiro presidente do RC de Pato Branco, Nelson Barros Ferreira Jr, "mas bah tchê !!!"

20 RAZOES PARA SER ROTARIANO

1
Neste mundo cada vez mais complexo
De muito ódio,ganância e vaidade
O Rotary pelo seu companheirismo
Procura preservar a AMIZADE
2
A tecnologia com sua frieza
De muitas conquistas espaciais
Onde o Rotary é o corte transversal
De muitos CONTATOS PROFISSIONAIS
3
Eu garanto para vocês companheiros
Que o nosso envolvimento gradual
Integrando uma grande parceria
Proporciona o CRESCIMENTO PESSOAL
4
Não podemos nós esquecer
Que somos um povo que avança
Aprendendo a todo vapor
A EXPERIÊNCIA DE LIDERANÇA
5
Somos soldados de vanguarda
No meio da sociedade
Guerreiros de garra e fé
ATUAÇÃO CÍVICA DA COMUNIDADE
6
Nossas reuniões semanais
Não são para contar piada
Sempre tem assuntos de peso
De INFORMAÇÃO ATUALIZADA
7
Também,não somos de ferro
Companheirismo percorre o coração
Atividades diversas de laser
Muita festa e DIVERSÃO
8
Pasme,eu falar em público
Para a maioria ,é coisa notória
Quando entra-se no Rotary...,que vexame
E logo,logo, ,professor de ORATÒRIA,

9
Vocês não imaginam o espanto
Ser rotariano assíduo e profundo
Membro do Rotary Internacional
E ser CIDADÃO DO MUNDO
10
O Rotary Internacional, sim senhor
No mundo oferece vantagens
Sempre tem uma porta aberta
Para ASSISTENCIA EM VIAGENS
11
E a nossa famosa pescaria
Com certeza um grande evento
Churrasco,gaita e violão
E muito ENTRETENIMENTO
12
São vários os temas e assuntos
Nos encontros semanais
Sempre um grande aprendizado
MELHORIA DAS HABILIDADES SOCIAIS
13
São nossas reuniões festivas
Que sustentam nossos pilares
São os elos da integração
Dos PROGRAMAS FAMILIARES
14
Nosso trabalho, que crescimento
Do Rotary e seus ancestrais
Integrando muitos segmentos
E CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS

15
É a verdade? É justo para todos os interessados?
Criará boa vontade e melhores amizades?
Será benéfico para todos os interessados?
São VALORES ÉTICOS consolidados

16
Não temos diferenças religiosas,
Política, nacionalidade e racial
Pois,curtimos a ética e a amizade
Como CONCIENTIZAÇÃO CULTURAL

17
Somos uma grande sociedade
De pessoas de harmonioso convívio
Fazendo o bem e ajudando os outros
Que nos honra com muito PRESTIGIO
18
Temos um legado a cumprir
Obras sociais, sempre favoráveis
Por isso, ser rotariano é sinônimo de:
Grupo de PESSSOAS AGRADAVEIS
19
Acreditamos em ajudar o próximo
Na nossa ética de profissional
Onde cada um tem seu Deus
Na AUSENCIA DE UM CREDO OFICIAL
20
Nossa preocupação é a humanidade
Olhando o amanhã que está por vir
Mirando as armas para o mundo carente
Pois,temos a OPORTUNIDADE DE SERVIR

Autor: Nelson Theisen
Rotary Clube Santa Rosa Cultural
Santa Rosa

INTERCÂMBIO DE JOVENS - YEP






Já encontra-se no México o jovem estudante de intercâmbio, Otavio Augusto Barroso Miotto
DISTRITO 4200 - Ciudad del Carmen - México
Data do embarque 26/08/2010.
Que essa experiência seja realmente marcante em sua vida e que contribua significativamente para promoção da paz entre as nações.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Recado Rotário

Pessoal, está disponivel para leitura e download o Recado Rotário de Agosto, basta acessar o link abaixo.

http://www.cybertech.inf.br/rotary/recado0810.pdf

sábado, 4 de setembro de 2010

ROTARY CLUB DE PATO BRANCO - 40 ANOS !


PROGRAMA DE GRUPO DE ESTUDOS - IGE 2010/2011

Rotary Club de Pato Branco apresenta candidata a membro do programa de grupo de estudos - IGE entre os distritos 4640 e distrito 5950-Minnesota - EUA.

Duração do programa : 30 dias
Embarque : 01/04/2011 - Retorno: 30/04/2011

A prova será realizada no dia 25 de setembro de 2011(sábado), às 9h na cidade de Toledo-PR.

Boa sorte à candidata Raquel Amoroginski Marcos !!!

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO 2010

Rotary Club de Pato Branco participará do desfile de 7 de setembro junto com os demais clubes de Rotary da cidade.
Ao lado o mapa indicativo do local para concentração antes do desfile.
Os clubes de Rotary estarão concentrados na rua ao lado da Prefeitura Muncipal de Pato Branco.
Caso chova o desfile será cancelado.

> clique no mapa para ampliá-lo e facilitar sua visualização.

Salve, Salve ! Brasil de amor e esperança !