terça-feira, 26 de outubro de 2010

VALORIZAR O PRINCÍPIO DA CLASSIFICAÇÃO É TAREFA RELEVANTE

Para Paul Harris “cada rotariano é um elo de ligação entre os ideais do Rotary e sua profissão”. O crescimento do Rotary é devido ao fato de que a associação está ancorada no princípio de classificação de acordo com a ocupação do indivíduo.
A diversidade de classificações fortalece o serviço rotário. Ao empreender um projeto de construção civil, podemos nos valer da experiência de um engenheiro, num projeto de educação para o trânsito nos valemos da experiência de profissionais da polícia rodoviária, militar, corpo de bombeiros e área da saúde; sócios com ocupações na área da saúde estão sempre atuantes; sócios com experiência em administração e finanças emprestam seus talentos na identificação de necessidades, na angariação de fundos e emprego eficaz e correto de verbas.
Os Serviços Profissionais, que no início serviam apenas para classificar o associado no seu ingresso ao Rotary, hoje têm importância fundamental na consecução do Ideal de Servir.
É através dos Serviços Profissionais que projetos significativos têm sido implementados em todo o mundo. Rotarianos e rotarianas de diversos países têm doado seu tempo, seus esforços e seus conhecimentos profissionais para apoiarem e ajudarem na resolução de problemas em comunidades carentes.
O princípio de classificação valida o respeito por todas as ocupações úteis e amplia nossa visão dos ideais rotários. Só temos a ganhar se ele continuar a identificar os rotarianos e a ser marca registrada do Rotary.

OUTUBRO - MÊS DOS SERVIÇOS PROFISSIONAIS NO ROTARY

A ordem do dia da plenária ordinária do Rotary Club de Pato Branco no último dia 19 de outubro foi ocupada pela companheira Izane Regina Martinelli, que discorreu sobre a sua atividade profissional, numa alusão ao mês dos Serviços Profissionais, comemorado em outubro no Rotary.


Afiliada ao Rotary como representante da classificação de Enfermagem a companheira falou sobre a sua carreira, desde a sua formação iniciada na ULBRA de Porto Alegre e concluída na PUC-PR de Curitiba. Destacou as suas enriquecedoras experiências como voluntária em projetos e serviços em hospitais da capital e a importância do seu primeiro emprego, onde, pela Prefeitura Municipal de Mangueirinha, teve a desafiadora oportunidade de atuar com comunidades indígenas da região.
Atualmente trabalha no Hospital Policlínica de Pato Branco como Enfermeira da Supervisão Noturna.

O Rotary Club de Pato Branco orgulhosamente reconhece o mérito da sua presença como representante da sua profissão no clube ao mesmo tempo em que a reconhece como exemplo dos ideais rotários em seu local de trabalho.


A apresentação da companheira Izane foi enriquecida com a honrosa presença da Irmã Antonia Cavaline, Gerente do Corpo de Enfermagem do Hospital Policlínica de Pato Branco que discorreu sobre a essência e a especificidade que fundamenta a atuação do profissional de enfermagem.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Recado Rotário de Outubro

Pessoal, está disponivel para leitura e download o Recado Rotário de Setembro/10. Basta acessar o link abaixo.


http://www.cybertech.inf.br/rotary/recado1010.pdf

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Rotary realiza 2ª edição do projeto “Salva Vidas no Trânsito”

Este projeto do Rotary Club de Pato Branco em sua 2ª edição, coordenado pelo companheiro Luiz Frederico da Mota Figueiredo, teve desdobramento na manhã do dia 08 de outubro, com abertura na Fadep e sensibilização dos estudantes para os riscos decorrentes da combinação álcool e direção.

Uma única dose de bebida alcoólica é suficiente para alterar a maneira que o motorista dirige. Foi o que mostrou o teste realizado pela 6ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, no Parque de Exposições, onde foi realizada a segunda etapa do projeto “Salva Vidas no Trânsito”.
Em um veículo Fiat Uno gentilmente cedido pela Concessionária FIPAL de Pato Branco, quatro acadêmicos voluntários da Fadep fizeram um teste prático de carro, numa pista montada no local, que dispunha de cones como obstáculos, sem dificuldades. Em seguida, ingeriram cerveja e fizeram o trajeto outra vez. E o teste continuou com mais duas doses de caipira para cada um dos participantes.

A cada etapa do teste, os motoristas eram submetidos ao bafômetro, que logo após a primeira dose de álcool já apontou alteração nos voluntários. Após a ingestão da segunda dose os efeitos foram bem maiores, elevando o nível de alcoolimia entre 0,43mg/L e 0,52mg/L, o que já prevê além da medida administrativa de infração, a ocorrência de crime de trânsito. Em todos os casos verificou-se maior dificuldade na realização do percurso do teste, raspando ou derrubando os cones e provocando freadas bruscas, atitudes decorrentes dos efeitos da alcoolimia.

Ao final do teste, a conclusão: a ação do álcool no sistema nervoso origina efeitos nefastos que prejudicam o exercício da condução veicular. Vamos referir os principais:
Audácia incontrolada: estado de euforia com tendência a supervalorizar as próprias capacidades. É, talvez, um dos estados mais perigosos;
Perda de vigilância em relação ao meio envolvente: sob a influência do álcool as capacidades de atenção e de concentração do condutor ficam diminuídas;
Perturbação das capacidades sensoriais: a presença de álcool no sangue reduz a acuidade visual, quer para perto, quer para longe e leva à alteração dos contornos dos objetos, quer estático, quer em movimento;
Estreitamento do campo visual: redução da visibilidade periférica;

A proposta do teste prático de direção sob influência de álcool é prevenir acidentes e instruir a população sobre os cuidados que se deve ter ao assumir a direção de um veículo.

"SE DIRIGIR NÃO BEBA,
ENTRE DIRIGIR E BEBER HÁ QUE SE ESCOLHER."

Durante o experimento, equipes do Corpo de Bombeiros e de Saúde estiveram disponíveis para qualquer eventualidade, mas não houve necessidade de atendimento.

Família rotária comemora o “Dia da Criança”

Alegria foi o clima predominante na festiva em comemoração ao Dia da Criança, que aconteceu nesta terça-feira, dia 12 de outubro, no Pesque e Pague Dom Augusto.





O piquenique realizado em companhia de toda a família rotária do Rotary Club de Pato Branco foi planejado para entreter crianças e adultos durante o dia todo.




Foi um dia muito especial, pois proporcionou à família uma atividade conjunta de lazer. Os pais puderam se divertir com seus filhos, acompanhá-los na pescaria ao mesmo tempo em que desfrutaram de agradáveis momentos de companheirismo.


domingo, 10 de outubro de 2010

INTERCÂMBIO DE JOVENS - YEP

Experiência de Intercâmbio de Jovens no México é compartilhada com rotarianos


A estudante do Intercâmbio de Jovens do Rotary International Fernanda Boldrini, representante do Rotary Club de Pato Branco, apresentou na reunião ordinária desta semana a experiência adquirida no intercâmbio entre o Distrito 4640 do Brasil e o Distrito 4200 do México.
Através de fotos mostrou belas paisagens da Ilha de Cozumel, registro de visitas em diversos segmentos da comunidade, bem como de reuniões rotárias, além das cidades que visitou, das famílias anfitriãs, a dança, a música e programas desenvolvidos pelo Rotary Club de Cozumel.
“Foi uma oportunidade incrível de ganhar conhecimentos, apreciar a diversidade cultural, praticar outra língua, fazer muitos amigos, viajar e me divertir. Nunca esquecerei as pessoas que conheci, os amigos que fiz e as experiências que me modificaram para sempre. Lembrarei eternamente e com carinho todos os momentos dessa viagem. Agradeço ao Rotary por me proporcionar a realização deste sonho ”, reconheceu a estudante ao fazer sua exposição.

Importância da experiência

O companheiro Valmir Dallacosta, avalia a participação no programa de intercâmbio como uma experiência única:
“Mais do que uma simples experiência, o intercâmbio de jovens contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades pessoais úteis para a vida toda. Mas, é preciso lembrar que o sucesso do intercâmbio depende do estudante, daí a nossa alegria ao comemorarmos a bem sucedida participação da Fernanda nesse programa. Estamos orgulhosos pelo sua exemplar conduta e desempenho como embaixadora do nosso país, da nossa comunidade e do nosso Clube, mostrando aos mexicanos como se vive aqui, nossas tradições culturais e nossas idéias. Temos certeza que a sua atuação foi muito importante para a construção de um mundo mais unido”.

Intercâmbio - a realização de um sonho

Com muita emoção a companheira Cláudia Boldrini, mãe da estudante Fernanda, externou toda a gratidão, encantamento e satisfação com a experiência da filha no intercâmbio de jovens do Rotary. O conhecimento, a influência, a credibilidade e o respeito que ele exerce sobre as pessoas e entidades do mundo inteiro, nos faz crer que vale a pena entregar esse período da vida de nossos filhos a essa mágica experiência que o programa proporciona.