domingo, 7 de agosto de 2011

8ª EDIÇÃO DA FESTA DA TAINHA

Com o intuito de difundir o consumo do peixe, os rotarianos iniciaram há 8 anos a tradição da festa da tainha, que hoje se incorpora ao calendário do Rotary Club de Pato Branco, como referência gastronômica para a cidade.
No forno ou na brasa ela é a preferida entre os peixes de época no período de inverno. Abundante nos meses de maio, junho e julho, quando procura os estuários para desovar, a tainha é a principal estrela de festas gastronômicas realizadas no litoral sul do Brasil.
Trazida para o sudoeste do Paraná, a Festa da Tainha é organizada pelo Rotary Club de Pato Branco e tem caráter beneficente, com a renda revertida para instituições assistenciais e para os programas da Fundação Rotária. Aprovado com sucesso pela população, a cada edição o evento cresce e ganha destaque.
Este ano, objetivando atender um maior número de apreciadores, a festa será realizada no sábado, dia 13 de agosto, na sede da FURP, em dois momentos:
  •  ao meio-dia a partir das 11h30min;
  •  a noite a partir das 19h30min.
Em ambos os horários serão vendidos pacotes de ingressos para grupos de 8 pessoas por R$ 200,00, ou Kit Tainha Viagem para 4 pessoas por R$ 70,00, acompanhados de guarnições de arroz, farofa com camarão (opcional), batata assada com ervas finas e salada.
Para os coordenadores do evento, a festa vem ganhando destaque pelo envolvimento de todos os companheiros e da comunidade que sempre prestigia.


Para garantir a qualidade do produto, no último final de semana os companheiros Percival, Nelson Barros e Ana Gleci estiveram em Tijucas – Santa Catarina, conferindo os quase 800 kg de tainha adquiridos para este ano, e participando da limpeza e do acondicionamento necessário para o transporte seguro do pescado até Pato Branco.


PARTICIPE DA FESTA!
 


Convide seus amigos e

 venha saborear o

pescado mais famoso e

saboroso da estação.

RETORNO DE INTERCAMBISTA DO MÉXICO

Otávio Augusto B. Miotto regressou no início de julho da cidade Del Carmen – Campeche – México, onde permaneceu por 11 meses pelo Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary International. Durante a sua apresentação, conta entusiasmado que a experiência de morar fora do país foi extremamente enriquecedora.
“Hoje sou uma pessoa diferente, mais independente, mais seguro: tive a oportunidade de conhecer outro país, outra língua, de aprender um novo modo de vida e de conviver com famílias mexicanas que me acolheram e me trataram maravilhosamente bem. Só tenho coisas boas a dizer dessa grande experiência que o Rotary me proporcionou”, relata o intercambista.

GINCANA DO INTERACT APROXIMA OS CLUBES E FORTALECE OS LAÇOS DE AMIZADE

Durante reunião de trabalho do RC de Pato Branco, os jovens interactianos Felipe e Douglas do Interact Vila Nova e Muriele do Interact Pato Branco Sul, divulgaram a realização, em Pato Branco, do GID’s - Gincana Interactiana Distrital dos Clubs.
Pelo menos 400 jovens interactianos de municípios do sudoeste, do Distrito 4640, estão convidados a participar, de sexta-feira a domingo, 23 a 25 de setembro, da tradicional gincana. Todas as atividades estarão centralizadas na Casa de Formação: competições, alojamentos e refeições. A abertura oficial está prevista para sábado, 25, com a presença do governador do Distrito 4640, Edgar Behne, líderes dos cinco clubes de Rotary de Pato Branco, rotarianos acompanhantes das delegações e dos interactianos. Para os três dias estão programadas tarefas recreativas, culturais, confraternização e palestras. A gincana terminará ao meio-dia de domingo, 26, com a entrega das premiações aos vencedores. Durante todo o encontro os rotarianos patobranquenses e de todas as localidades participantes estarão acompanhando e assessorando os jovens dos Interacts.