quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Rotary realiza 2ª edição do projeto “Salva Vidas no Trânsito”

Este projeto do Rotary Club de Pato Branco em sua 2ª edição, coordenado pelo companheiro Luiz Frederico da Mota Figueiredo, teve desdobramento na manhã do dia 08 de outubro, com abertura na Fadep e sensibilização dos estudantes para os riscos decorrentes da combinação álcool e direção.

Uma única dose de bebida alcoólica é suficiente para alterar a maneira que o motorista dirige. Foi o que mostrou o teste realizado pela 6ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, no Parque de Exposições, onde foi realizada a segunda etapa do projeto “Salva Vidas no Trânsito”.
Em um veículo Fiat Uno gentilmente cedido pela Concessionária FIPAL de Pato Branco, quatro acadêmicos voluntários da Fadep fizeram um teste prático de carro, numa pista montada no local, que dispunha de cones como obstáculos, sem dificuldades. Em seguida, ingeriram cerveja e fizeram o trajeto outra vez. E o teste continuou com mais duas doses de caipira para cada um dos participantes.

A cada etapa do teste, os motoristas eram submetidos ao bafômetro, que logo após a primeira dose de álcool já apontou alteração nos voluntários. Após a ingestão da segunda dose os efeitos foram bem maiores, elevando o nível de alcoolimia entre 0,43mg/L e 0,52mg/L, o que já prevê além da medida administrativa de infração, a ocorrência de crime de trânsito. Em todos os casos verificou-se maior dificuldade na realização do percurso do teste, raspando ou derrubando os cones e provocando freadas bruscas, atitudes decorrentes dos efeitos da alcoolimia.

Ao final do teste, a conclusão: a ação do álcool no sistema nervoso origina efeitos nefastos que prejudicam o exercício da condução veicular. Vamos referir os principais:
Audácia incontrolada: estado de euforia com tendência a supervalorizar as próprias capacidades. É, talvez, um dos estados mais perigosos;
Perda de vigilância em relação ao meio envolvente: sob a influência do álcool as capacidades de atenção e de concentração do condutor ficam diminuídas;
Perturbação das capacidades sensoriais: a presença de álcool no sangue reduz a acuidade visual, quer para perto, quer para longe e leva à alteração dos contornos dos objetos, quer estático, quer em movimento;
Estreitamento do campo visual: redução da visibilidade periférica;

A proposta do teste prático de direção sob influência de álcool é prevenir acidentes e instruir a população sobre os cuidados que se deve ter ao assumir a direção de um veículo.

"SE DIRIGIR NÃO BEBA,
ENTRE DIRIGIR E BEBER HÁ QUE SE ESCOLHER."

Durante o experimento, equipes do Corpo de Bombeiros e de Saúde estiveram disponíveis para qualquer eventualidade, mas não houve necessidade de atendimento.

0 comentários: