quinta-feira, 5 de maio de 2011

DE BUENOS AIRES TROUXEMOS NA BAGAGEM

Na área central de Buenos Aires , chama a atenção o obelisco de 70 metros, no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de Julho.
Na avenida 9 de Julho que requer muita atenção para cruzar as suas 12 pistas (140 metros), fica o famoso Teatro Colón.








O Bairro Puerto Madero é próximo ao Centro e é um exemplo de recuperação e revitalização. Às margens do rio de la Plata, Porto Madero é um conjunto arquitetônico de galpões que já serviram, no passado, para armazenagem de produtos e alimentos que chegavam pelo mar.
Revitalizados há cerca de 15 anos, eles abrigam atualmente o maior pólo de diversão portenha. Há 43 restaurantes, oito cinemas, uma casa noturna, 11 lanchonetes e cafés, passeios, um museu, o Iate Clube, hotéis e uma bela vista do rio e de novos pólos financeiros e residenciais de Buenos Aires.






Um dos bairros mais conhecidos internacionalmente, a Recoleta é imperdível, seja por seus cafés, bares, feira de artesanato ou até mesmo pela noite, dedicada ao público jovem. Imitando Paris, possui grandes áreas verdes e fachadas em estilo francês.
A Recoleta também abriga a Plaza Alvear onde está a igreja Pillar, com altar em prata esculpido pelos índios. Ao lado fica o Cemitério da Recoleta onde estão os mausoléus de presidentes, generais, cientistas e artistas.





O Bairro de Palermo é o lugar mais caro de Buenos Aires. Tem lojas de grifes internacionais, alta gastronomia, bistrôs e cafés. Concentra várias embaixadas, sediadas em imponentes mansões construídas por famílias ricas. Também é famoso por suas áreas verdes como o Parque 3 de Febrero, Jardín de Rosas, Jardín Japonés.











Mais ao Sul de Buenos Aires está situado o Bairro La Boca. Nele chamam a atenção as fachadas das construções feitas com madeira e placas de zinco e pintadas com restos de tinta e materiais sobrados do porto.
Lá também se destaca o estádio de futebol La Bombonera, do Boca Juniors.




Outro marco é o Caminito, museu ao ar livre. A rua de 100 metros tem casas coloridas da época dos primeiros imigrantes, artesanato e cafés.






Um dos pontos mais visitados na cidade, a Plaza de Mayo, é local de manifestações sociais e políticas.



É impossível passar por Buenos Aires sem ter contato com o tango. Há uma infinidade de casas de shows na cidade, voltadas principalmente para os estrangeiros. Os estilos variam bastante. A maior é a Senõr Tango. Nas mesas, é possível ver visitantes em sua maioria do Brasil.
A prima-dona do tango local é o proprietário da casa, Fernando Soler. Ele faz questão de cumprimentar os visitantes e cantar trechos de músicas em português, com direito até a piadinhas entre as apresentações. São apresentadas quase todas as músicas mais manjadas do público, como "La Cumparsita" (executada pelos músicos veteranos da casa) e "Por una cabeza", tema do filme "Perfume de Mulher","El dia que me quieras", "Caminito" e "Mi Buenos Aires querido".
A casa tem ainda uma homenagem a Carlos Gardel, o maior cantor de tango de todos os tempos, que tem sua imagem pintada em uma das paredes.





1 comentários:

Nilce e Percival disse...

Parabéns Ana Gleci e Nelson pelas ilustrações e pelo comentário muito rico em detalhes.