terça-feira, 9 de novembro de 2010

Rotary - Fortalecendo Comunidades, Unindo Continentes

A convite do Rotary Club de Eldorado, Distrito 4845, que abrange as Províncias de Misiones, Chaco, Corrientes e Formosa na Argentina, a família rotária de Pato Branco, representada pelo Presidente do Rotary Club de Pato Branco, Nelson Barros e esposa também rotariana Ana Gleci e pelo Presidente da FURP Percival Giareta e esposa Nilce, participaram, no dia 07 de novembro, de um memorável evento de lazer promovido pelos irmãos portenhos.

A festa denominada “Um Dia no Campo” foi realizada na tradicional Estancia Las Mercedes, de propriedade da rotariana Edith Lowe de Grundler, atraindo cerca de 300 convidados e visitantes que desfrutaram de um magnífico dia em contato direto com a natureza, estreitando os laços de amizade e companheirismo e conhecendo um pouco da história e das lides do local.


A Estância Las Mercedes com certeza é um dos lugares mais bonitos e admirados da região de Eldorado, e foi colocada à disposição dos convidados, rotarianos e familiares, com os companheiros daquele Clube, empenhados em fazer deste, um dia inesquecível para todos, com uma genuína programação gastronômica campeira, música folclórica nativista e atividades de montaria.

Retratando e preservando a história de uma família de imigrantes ingleses que ali se estabeleceram a partir de 1923, a Estancia conserva, além da arquitetura, a mobília, quadros, objetos antigos que lhe garantem uma atratividade e um encantamento muito especial.
No meio rotário, visitar outros clubes é uma espécie de compromisso, uma missão, que visa estreitar os laços de amizade entre as pessoas. O amistoso convívio entre os RC de Eldorado e de Pato Branco vêm de longa data, com a promoção de parcerias que se configuram em oportunidades ímpares de atender a um dos objetivos centrais do Rotary, qual seja o de promover e apoiar a aproximação dos povos de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.



Aos amigos do Rotary Club de Eldorado manifestamos nosso carinho, apreço e reconhecimento pelo esforço empreendido na concepção e estruturação deste projeto que tem por finalidade destinar recursos para obras de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. O calor humano e a solidariedade das pessoas unidas em favor de causas sociais são tudo o que vemos em um evento como este.
Reiteramos os nossos agradecimentos a todos os rotarianos, permitindo-nos cumprimentar de modo individual ao Presidente Norberto Alfredo Wendnagel, ao Presidente entrante Eduardo Guillermo Stimemann, a nossa amiga Brígida Beuttenmüller, porta-voz de todos os contatos com o Rotary Club de Pato Branco e a Edith Lowe de Grundler, anfitriã desta festa, a quem conhecemos há muitos anos e cultivamos um afeto especial pela forma extrema e carinhosa com que sempre nos acolhe.
Com efeito, queremos reafirmar que as valiosas experiências rotárias que pudemos compartilhar com os nossos irmãos argentinos nos oferecem conhecimentos e informações relevantes para a implementação de projetos correspondentes às condições e realidades de cada uma das nossas comunidades e dos nossos países.




No detalhe a presença de rotarianos argentinos Edith Lowe - anfitriã, Norberto - Presidente do RC de Eldorado, ladeados pelos brasileiros Nelson – Presidente do RC de Pato e Percival Presidente da Fundação da Unidade Rotária de Pato Branco. No momento participam de um programa de entrevista para emissora de TV, exibida em cadeia estadual, destacando a importância e os propósitos do evento, os programas e metas do Clube e do Distrito. No contexto, a presença de argentinos e brasileiros veio a enriquecer sobremaneira a importância do fortalecimento de intercâmbios com outros distritos e o estabelecimento de parcerias, temas definidos como grandes metas dos Distritos 4845 e 4640 para o ano rotário em curso.


Apesar da descontração e da informalidade do evento, foi mantida a oficialidade do encontro com a entrega de flâmula e do compêndio que relata a trajetória dos 40 anos do Rotary Club de Pato Branco.


Ao som da música folclórica nativista e com o delicioso assado do “Boi no Rolete” os companheiros argentinos proporcionaram a todos os participantes momentos de muita alegria, descontração e confraternização abrindo as portas da Estancia Las Mercedes, em Eldorado, no dia 07 de novembro de 2010, para realizar a festa beneficente “Um Dia no Campo”.

Uma das atrações do dia foram os belíssimos cavalos “dançarinos”, adestrados na Estância por Cristine Lowe (filha de Edith). Numa demonstração de sincronismo impressionante e fascinante, eles foram protagonistas de um emocionante espetáculo, dançando o tango La Cumparsita.

0 comentários: